31/03/2017

Comitê Temático RH-RIO 2017

Conheça quem está por trás dos bastidores deste grande evento.

 

JAQUELINE ARRUDA - COORDENADORA DO COMITÊ TEMÁTICO RH-RIO 2017

Consultora de RH com foco em Gestão do Desempenho e Comportamento Organizacional e Professora em Disciplinas de Gestão de Pessoas em Programas de Pós Graduação do IBMEC, UCP/Ipetec e Estacio. Mestre em Sistemas de Gestão pelo Latec/UFF com pesquisa em Reconhecimento e Recompensa, pós graduada em Administração pela Coppead/UFRJ, em Gestão do Conhecimento pela Coppe/UFRJ e em Marketing pela PUC/RJ.

20 anos de experiência em posições executivas na área de Recursos Humanos em organizações nos segmentos de Varejo e Distribuição. Diretora Voluntária da ABRH RJ desde 2007. 

 

 

ADRIANA TEIXEIRA

Atualmente lidera a Superintendência de Desenvolvimento e Cultura do Grupo Neoenergia, maior holding privada do Setor Elétrico Brasileiro em número de consumidores. Adriana já foi Reconhecida como “Profissional do Ano em RH”em 2008, pela ABRH, e indicada a posição de Diretora de Gestão Corporativa pela ABRH-RJ no exercício 2013/2015.

   

ANDRÉA GUERRA VIEIRA

Gerente de Projetos da Fundação Dom Cabral- FDC, desde 2013. Executiva de Recursos Humanos de empresas do segmento de Oil & Gas, Mercado Financeiro, Telecomunicações e Consultoria ao longo de 20 anos de carreira nesse segmento. Atuação como professora da UNESA e professora convidada da UFF/UCAM em gestão de Recursos Humanos.  

Mestra em Sistemas de Gestão, pela Latec – UFF, 2012. MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getulio Vargas, 2002. Pós-Graduada em Recursos Humanos, pela IAG Master PUC, 1996. Graduada em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 1989

   

ANDRÉ LIMA

Administrador formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Tem especialização em Recursos Humanos pela COPPEAD - UFRJ. Com mais de 10 anos de atuação na área de Recursos Humanos, trabalhou em empresas como Souza Cruz, Unimed Rio, Rede D´Or, Estaleiro Mauá, participando de vários projetos de implantação de Cargos, Carreiras e Remuneração. Atualmente é Assessor Técnico do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) desenvolvendo inúmeros projetos de gestão de pessoas para os diversos entes municipais espalhados pelo Brasil.

Colaborador voluntário em diversos eventos promovidos pela ABRH/RJ.

ANDRÉ MOREIRA SANTOS 

Economista e mestre em Administração pela PUC-RJ e pós-graduado em Direito pelo Ibmec. Trabalha em Recursos Humanos há 19 anos, tendo ocupado posições executivas em empresas como Esso, Oi, SCJohnson e Souza Cruz. Atuou também em Finanças, Jurídico e TI e participou como consultor ou executivo em projetos de reestruturação e turnaround. Atualmente, é Diretor de Remuneração & Performance da TV Globo. Já foi professor do Coppead e ministrou palestras e seminários para renomadas instituições acadêmicas e em eventos de Recursos Humanos. Publicou ainda artigos sobre Cultura Organizacional e Remuneração em diversos periódicos e livros no Brasil e no exterior. Foi ganhador do prêmio ‘Profissional Destaque em Gestão com Pessoas do Ano de 2014’, concedido pela ABRH-RJ.

 

 

 ANTONIO JOSÉ BRAGA LINHARES

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio, possui o MBA Executivo pela COPPEAD – UFRJ, pós-graduação lato sensu  em Recursos Humanos pela PUC - Rio e bacharelado em Administração pela mesma instituição. Possui também certificação Greenbelt, obtida pelo sucesso em Projeto de Redução de Horas Extras. Trabalhou em organizações como a Coppers & Lybrand, Rio de Janeiros Refrescos (Coca-Cola), IBOPE, Claro, Intelig, Contax e Grupo Oi. Atualmente é o Gerente de Recompensa & Planejamento da Diretoria de Desenvolvimento Organizacional do Grupo Wilson, Sons, sendo responsável por Remuneração, Benefícios, Planejamento e Informações Gerenciais de D.O. para todas as empresas do Grupo. Atua também como professor no Curso de Formação de Analistas de RH da FGV RJ, como professor do CBA de RH do IBMEC Rio, como professor do MBA Executivo em Gestão de Pessoas da AVM Faculdades Integrada e como professor do MBA em RH da Unicarioca. Foi ganhador do prêmio Profissional do Ano 2009 em Remuneração – 20º Prêmio Grupisa - Bervely Zimpeck, concedido pelo Grupo de Informações Salariais do Rio de Janeiro (Grupisa Rio)

 

 

CARLOS VITOR STROUGO

Presidente da Kadan Consultores. M.B.A. (Master of Business Administration) pela Columbia Graduate School of Business, Columbia University, New York, EUA (1979), Dean"s Honor List. Curso de Mestrado em Engenharia de Produção, COPPE - UFRJ (1974). Graduação em Engenharia Civil - UFRJ (1971). Graduação em História - UFRJ (2000). Ex-Executivo da Exxon Chemicals (Grupo ESSO). Vice-Chairman do Comitê de Recursos Humanos da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham). Presidente do Alumni Club da Columbia Graduate School of Business, no Rio de Janeiro.

   

CLARISSA FROSSARD

Economista, pela UFRJ, com Mestrado em Administração de Empresas, pela COPPEAD/UFRJ e MBA em Gestão de Pessoas, pela FGV RJ. Trata-se de uma profissional com 16 anos de experiência de trabalho e atuação em Recursos Humanos em empresas de grande e médio porte, nos segmentos de Indústria e Serviços. Possui pleno conhecimento e experiência de trabalho em todos os subsistemas de RH, como: Benefícios, Folha, Remuneração, Treinamento & Desenvolvimento, Saúde & Segurança Ocupacional, devido ao atendimento às demandas das áreas internas clientes. É também Diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos, do Rio de Janeiro, atuando nos Comitês de Remuneração e na frentes de trabalho de Relações com o Mercado. Atua também como assessora e consultora de Sócios, Diretores e líderes de áreas na condução e gerenciamento de seus recursos humanos. Tem expertise na identificação e coordenação das ações de desenvolvimento e capacitação nas equipes, na modelagem das estruturas organizacionais e no planejamento estratégico de pessoal. Perfil empático e estilo de liderança motivacional e participativa. 

   

 CLAUDIA FERRAZ

Superintendente da Área de Organização e Gestão do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM. Advogada e Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem mais de 20 (vinte) anos de experiência no planejamento, coordenação e desenvolvimento de projetos no campo da modernização administrativa e gestão de pessoas, no Brasil e no exterior, além da articulação com os diversos atores sociais: agentes políticos, gestores, servidores, técnicos governamentais, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil organizada e sindicatos.
Professora da Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM. É autora e colaborados em artigos e documentos sobre gestão pública.

 

 

CLÁUDIA MONTEIRO

Graduação em Administração de Empresas- UGF. MBA Marketing - FGV. MBA Gestão de Pessoas - UGF. MBA Gestão de Negócios - IBMEC. Consultora Interna de Recursos Humanos ANBIMA - Desde 2010. Atuação generalista como Business Partner da liderança. Transformação cultural, acompanhamento das mudanças organizacionais; Influência na atuação diferenciada; Engajamento e criação das ações motivacionais; Processos de capacitação; Facilitadora de processos internos; Criação da Estratégia da Área x Conhecimento do Negócio; Gerenciamento de Conflitos, Riscos e Negociações; Ajustes e Elaboração das Políticas Internas;  Participação em Projetos e criação de Programas internos; Criação de Programas de Voluntariado; Recrutamento e Seleção por Competências; Treinamento e Desenvolvimento; Construção de Programas de Desenvolvimento da liderança; Administração e Negociação dos Contratos; Pesquisa de Clima e Plano de Ação; Comunicação Interna e Endomarketing; Processo de Avaliação de Desempenho por Competências; Professional Coach Certification. Analista Comportamental. Membro do Treinario - Especialistas em Treinamento e Desenvolvimento. Participação em Trabalhos Voluntários, Projetos Sociais e Membro Voluntário da BSGI. Valorizar a vida de forma a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz. Este é o objetivo primordial da BSGI. Sua missão é contribuir para a construção de uma sociedade pacífica baseada no Humanismo, por meio da promoção de ações conscientes que desenvolvam o potencial inerente de todo ser humano.

   

CRISTINA LOBATO

Advogada graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Convidada na FGV Direito Rio. Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV-CPDOC em andamento. Mediadora de Conflitos especializada nas áreas organizacional, comunitária e escolar. Pesquisadora em Métodos Adequados de Solução de Controvérsias e Cultura de Paz. 

   

DÉBORA NASCIMENTO

Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, com pós graduação em Marketing Direto e Eventos, pela FGV, atua há 10 anos na diretoria do Capacitare, liderando as áreas de negócios, marketing e recrutamento e seleção.

Em sua carreira, atuou em empresas como Infoglobo, NET e Oticon, além de participar de projetos como Rock in Rio e a Rio 2016. Como voluntária, é a atual Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ). Há 2 anos faz parte do comitê de criação do CONARH - segundo maior congresso de Recursos Humanos do mundo.

   

 ELIANA DUTRA

Primeira coach, na América do Sul, a ser certificada como Master Certified Coach (MCC) pela International Coach Federation (ICF). CEO da ProFitCoach. Larga vivência em planejamento estratégico, recursos humanos, Especialista em Mentor Coaching, Executive Coaching,  Formação de facilitadores para programas de coaching em grupo. Foi a primeira brasileira associada à ACTO (Association of Coach Training Organizations). Representante no Brasil da Corporate Coach U, para os programs The Coaching Clinic e Conversas Essenciais Para Líderes

Autora do programa certificado internacionalmente pela ICF: MAGISTERE COACH e de diversos programas de desenvolvimento de liderança, entre eles: LíDER DE VALOR. Autora do livro: COACHING – O QUE VOCE PRECISA SABER e palestrante em congressos de diversas regionais da ABRH. 

 

 

 FÁTIMA BARREIRAS

Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Recursos Humanos, incluindo posições executivas em grandes empresas como KPMG, Santander, Brasil Telecom e Hortifruti. Formada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, possui MBAs em Gestão empresarial pela FGV e em RH pela PUC, com formação em coaching e psicodrama e, cursa no momento mestrado em Sistemas de Gestão e Qualidade na UFF. Atualmente é Diretora de Pessoas no IRB Brasil Re, empresa líder no ramo de resseguros nacional.

 

 

FELIPE AYRES

Possui quase cinco anos de experiencia em projetos de consultoria nas àreas trabalhista, previdênciária e gestão de pessoas. Felipe é atualmente consultor senior na Ernst & Young e possui maturidade em análises e diagnósticos que estruturam implementações de novas políticas e práticas de Recursos Humanos. Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Veiga de Almeida, cursa pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos no IBMEC e possui cursos em Marketing, Contabilidade e Inglês para o negócio.

 

   

 IÊDA VECCHIONI

Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFRJ, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela FGV, Psicóloga pela UFRJ. Diretora da IMC Desenvolvimento Empresarial, especializada em diagnósticos organizacionais e desenvolvimento, implantação e aplicação de processos e projetos na Área de Gestão. Palestrante em Congressos e Seminários. Consultora da FGV-Projetos para a Área de Gestão de Pessoas. Diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RJ. Professora convidada dos cursos de MBA em Gestão de Pessoas – FGV e IBMEC, Gestão Empresarial – FGV, Administração Pública – FGV e docente dos Cursos de Administração de Empresas – CADEMP/FGV, IDEMP e Training X. Ex Especialista e Consultora Interna (Xerox do Brasil S.A.) nas Áreas de Recursos Humanos e Qualidade Total. Coordenadora e coautora dos livros: Cargos, Carreiras e Remuneração e Recrutamento e Seleção por Competências, publicados pela Editora FGV. Coautora dos livros: Consultoria em Gestão de Pessoas e Retenção de Talentos e Valorização Profissional, publicados pela Editora FGV.

   

 JACQUELINE RESCH

Psicóloga formada pela PUC-RJ, com certificação internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo Taos Institute , Houston Galveston Institute e INTERFACI e Facilitação Sistêmica de Processos Coletivos pelo ITF/ Fundación Moîrü. È pós-graduada em Psicologia Clínica pelo IPUB/ UFRJ e MBA pelo COPPEAD-UFRJ. Possui Formação em Coaching pelo ICI- Integrated Coaching Institute. Desde 1993, atua no segmento de Consultoria em RH. É sócia fundadora da RESCH Recursos Humanos, consultoria que há 15 anos atua no mercado brasileiro. Desde 2015, representa no Brasil, a Designed Learning, empresa de Peter Block, que oferece treinamento em Consultoria Interna. Peter Block é autor do consagrado livro “ Consultoria Infalível”. Como docente, é professora no MBA de RH da PUC desde 2011, já tendo lecionado em programas de pós-graduação no COPPEAD, IBMEC-RJ e UCAM. Possui mais de trinta e cinco anos de experiência em Recursos Humanos, tendo ocupado, previamente à sua atuação como consultora, posições executivas na área de RH de empresas brasileiras de grande porte, como Mesbla e TV Globo.

 

 

JOÃO CÂNDIDO

Consultor em Desenvolvimento Organizacional, foi Executivo de Recursos Humanos por mais de 20 anos, atua com Desenvolvimento de Liderança, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas. Mestre em Sociologia do Trabalho pela Universidade de São Paulo com MBA em Gestão Executiva pelo IBMEC RJ e Formação de Executivos pela Universidade de Navarra – IESE – Barcelona. Professor no curso de MBA da LATEC/UFF – Universidade Federal Fluminense. Membro do Comitê Temático do RH-RIO 2017.

 

 

JULIANA ARGIMON

Possui 8 anos de experiência com Recursos Humanos. Oriunda do mercado de Educação, tem passagem em alguns negócios e empresas. Como destaque, o período vivenciado na Odebrecht Realizações Imobiliárias onde atuou como Business Partner por 6 anos. Juliana era responsável pela Gestão de Pessoas de algumas unidades de negócio e conduzia diversos processos de subsistemas de RH como planejamento e orçamento, recrutamento e seleção, acompanhamento de carreira, treinamento e desenvolvimento, apoio em relações trabalhistas e sindicais, comunicação interna, estruturação de relatórios, KPIs e indicadores entre outros. Possui bacharelado em Ciências Econômicas, cursa Pós-graduação em RH no IBMEC e é Coach formada pelo IBC.

 

 

 

LEILA FELICIO

Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-RJ. Com MBA pela COPPEAD, a psicóloga Leila Felicio liderou as áreas funcionais de Recursos Humanos Corporativo das Empresas Globosat, Horizonte, Telecine, NBCU, Canal Brasil, Playboy do Brasil e G2C e desenvolveu a maior parte de sua carreira na Globosat Programadora, onde atuou durante 21 anos como Diretora de RH. Ocupou cargos de liderança em RH de Empresas como TV Globo, Petróleo Ipiranga e participou na start-up da Caraíba Metais, sempre focada em implementar ações para alavancar resultados de negócios, fortalecer a cultura interna, bem como atrair, engajar e desenvolver  equipes de alta performance.

   

 LÚCIA MADEIRA

Carioca, graduada em pedagogia pela UERJ, Mestre em Administração pelo IBMEC, com expressiva atuação nas áreas de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Organizacional em empresas de comunicação. Atualmente é Gerente de Recursos Humanos da Fundação Roberto Marinho e membro do Conselho Deliberativo da ABRH-RJ e do Conselho Trabalhista da FIRJAN.

   

LUIZ AUGUSTO DA COSTA LEITE

Sócio da Change Consultoria de Organização LTDA. Com atuação nas áreas de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional. Foi principal executivo de RH em empresas como Coca-Cola Indústrias LTDA. – Divisão Brasil; Grupo Braspar – grupo industrial brasileiro; Vulcan Material Plástico S.A, subsidiária da Occidental Chemical Corporation. É coordenador do GRHRio – Grupo Executivos de RH do Rio de Janeiro.

 

 

MAISA RESENDE

Administradora formada pela Universidade Católica de Brasília com Pós-graduação em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília) e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (MG). 20 anos de experiência generalista na área de Recursos Humanos, incluindo posições executivas em empresas de grande porte dos Segmentos de Telecomunicações, Indústria, Energia e Mobilidade Urbana. Atualmente é Gerente de Recursos Humanos do MetroRio. 

   

MARIANA TENDRIH

Profissional especializada em consultoria estratégica em recursos humanos; gestão de mudanças; desenvolvimento de novos negócios; processos e reestruturação organizacional. MBA em Recursos Humanos pela PUC-Rio e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Graduação em Comunicação Social pela PUC-Rio. Intercâmbio internacional na Inglaterra e inglês fluente. Perfil multifuncional e hands-on. Sólidas experiências em Recursos Humanos adquiridas em importantes empresas nacionais e multinacionais de diferentes indústrias como: Oil & Gas, Mineração, Papel & Celulose, Educação e Entretenimento & Comunicação.

   

MAGDA HRUZA ALQUERES

Advogada e consultora de empresas para prevenção e administração de conflitos individuais e coletivos de trabalho. Mediadora de conflitos certificada pelo ICFML - Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos, especializada nas áreas empresarial, cível e trabalhista. Professora e palestrante na área de Relações Trabalhistas e Sindicais. Mestranda em Sistemas Adequados de Solução de Conflitos. Integrante do Conselho de Política Social e Trabalhista da FIRJAN e da Comissão de Direito Sindical da OAB-RJ.

 

 

 

 MÔNICA ESTEVES

Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade e pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal Fluminense – Rio de Janeiro. Atua como docente da Pós Graduação e Graduação em diversas universidades do RJ e ES. Sócia e Diretora Executiva da Proengys na área de Gestão e Projetos de Desenvolvimento Humano, com foco em programas Gestão pela qualidade. Sócia fundadora do Ateliê Coaching. Atuou mais de  20 anos como executiva de RH em empresas multinacionais e nacionais como Johnson Diversey, Souza Cruz, OLTP, Atento e Casa&Video. Coach Senior com certificação pela SBC e Pro Fit. Membro associada a International Coaching Federation. Diretora da ABRH-RJ, gestão 2013/2015 e 2016/2018.

 

 

PAULO FAVERET

Economista do BNDES desde 1992, tendo exercido vários cargos de gestão, incluindo a Superintendência de Recursos Humanos (2010-2014), Conselheiro Principal da Diretoria Executiva do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington - DC (2004-2006), Mestre em Economia (1992) pela UFRJ, Mestre em Gestão Internacional (2014) pela Universidade de Lancaster - GB, Professor da Universidade Candido Mendes desde 1987, Instrutor de Gestão da Inovação certificado pela Universidade de Brighton - GB (2008) e Conselheiro da ABRH-RIO (2013-2015 e 2016-2018).

 

 

RENATA KURTZ

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio (área de pesquisa: Inovação e Tecnologia Educacional), mestre em Administração de Empresas  pela mesma instituição e psicóloga graduada pela UFRJ. Possui MBA em Gestão e RH pela PUC-Rio. Sócia- gerente da Livre Docência Tecnologia Educacional, autora e professora do curso “Teoria e Prática da Docência On-line”. Professora adjunta da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professora da PUC-Rio em cursos de graduação e pós-graduação e supervisora das áreas de Organizações e Estratégia da graduação do curso de Administração/IAG. Consultora de Recursos Humanos, tem atuado na concepção e coordenação de projetos educacionais corporativos para instituições como PETROBRAS, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Vale, SulAmérica, Banco do Brasil e Oi.  Foi professora, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mentora de novos professores do Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora pedagógica do MBA à distância da PUC-Rio. Foi pesquisadora na área de Gestão de Pessoas pelo TecGraf/PUC-Rio.

 

 

RENATA MACHADO R. NUNES

Mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Graduação em Administração de Empresas pela UERJ. Coach certificada pela Neuroleadership Group. Professora Universitária e de Pós-Graduação. Diretora de Desenvolvimento da ICF/RJ (Associação Internacional de Coaches). Fundadora do Ateliê Coaching. Sócia da Trilhas Corporativas. Pesquisadora nas áreas de Carreira, Gestão de Pessoas, Eneagrama e Neurociência. Na Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG), Coordena o Centro de Carreira e é Professora de Gestão de Pessoas. Anteriormente desenvolveu longa carreira corporativa na área de Recursos Humanos.

   

SEBASTIÃO MEDEIROS

PROFESSOR – UFF-UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSULTOR – PRÁXIS CONSULTORIAPROFESSOR E CONSULTOR DE ESTRATÉGIAS E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS E ADMINISTRAÇÃO. CARREIRA CORPORATIVA DESENVOLVIDA COMO EXECUTIVO EM EMPRESAS MULTINACIONAIS E NACIONAIS NOS SETORES INDUSTRIAL, COMERCIAL E DE SERVIÇOS, INCLUSIVE, NO EXTERIOR (COCA-COLA, CHOCOLATE, ARCOR, BANCO BOAVISTA, LIGTH, MARIACA, ANBIMA, CEDAE). CARREIRA ACADÊMICA DESENVOLVIDA COMO PROFESSOR, MEMBRO DE BANCAS E ORIENTATADOR DE TESES EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS E, EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO (UFF, UFRJ, FGV, ESTÁCIO DE SÁ, UNIGRANRIO, FIRJAN, SENAC, SEBRAE, ABRH, AMCHAM, IBAM) MESTRADO EM EDUCAÇÃO (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)  PÓSGRADUAÇÃO EM HUMAN RESOURCES ADMINISTRATION (SUNY - NEW YORK– USA)  MBA EM DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS) PSICÓLOGO (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) TECNOLOGISTA DE FÍSICA (INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA) PRÊMIO “EXECUTIVO DE RECURSOS HUMANOS –ABRH – RJ / ANO 1990”  EX-PRESIDENTE DO CRP/RJ - CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - RJ 

   

TATIANA MATOS

Líder de Recursos Humanos com 18 anos de experiência em processos de Gestão de Talentos em empresas de grande porte nos segmentos de Mineração, Telecomunicações e Higiene e Limpeza. Graduada em Psicologia pela PUC-RJ e com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Atualmente, é responsável pelos processos de Carreira & Sucessão e Desenvolvimento de Liderança na Vale. Liderou diversos projetos relacionados à atração, desenvolvimento e retenção de pessoas.  Atuação como palestrante em eventos nacionais e internacionais, tais como o Global Council of Corporate Universities (CCU), o Congresso Brasileiro de T&D e o Forum de Líderes ABTD.