ABRHRJ

Instituição sem fins lucrativos, com objetivos de congregar profissionais de RH e disseminar o conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do país.

Missão

Nossa missão é disseminar o conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do país.

Endereço

Av. Presidente Vargas – 463/sala 1101 – Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP 20071-003. Fone:(21)2277-7750 Fax:(21)2277-7758

Início/Mercado/Parceria entre ABRH-RJ E Viva Rio coloca em debate um novo momento para o trabalhador

Parceria entre ABRH-RJ E Viva Rio coloca em debate um novo momento para o trabalhador

 

O juiz Marcelo Moura, a diretora da ABRH-RJ Magda Hruza, o advogado Carlos Schubert e o presidente do Secraso, Alcides Freire, no primeiro evento promovido pela parceria

Criar uma sinergia baseada em propósitos como ética e responsabilidade social para aprimorar as relações de trabalho do ponto de vista dos profissionais, das organizações e da sociedade de uma forma geral. É essa a proposta da parceria recém-firmada entre a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) e a ONG Viva Rio. Um dos projetos já idealizado é a organização de um ciclo de palestra para entender melhor como será o cenário do emprego no futuro. O primeiro encontro aconteceu no dia 31 de outubro, quando, para um debate sobre a reforma da CLT, a capacidade do auditório do Viva Rio foi insuficiente. No próximo dia 10, o evento acontecerá em São João da Barra, no Complexo Portuário do Açu, e, no dia 23, a pedido do Macaé Convention Bureau, será realizado para o setor turístico da região.

“O Viva Rio – com toda a sua história no campo social, dando voz aos menos favorecidos, e com um trabalho encantador nas áreas de educação, incluindo a preparação para o mundo do trabalho, somados à expertise e ao propósito da Associação na geração de conteúdo e boas práticas em RH – pode acrescentar muito a todos os gestores e profissionais de RH”, celebra Raul Machado, diretor regional da ABRH-RJ, em Macaé, e um dos responsáveis pela parceria.

A ideia começou a surgir após duas ações em conjunto do Núcleo Regional da ABRH-RJ, com a coordenadoria local da ONG. As duas organizações promoveram, em junho, um seminário sobre o mercado de trabalho durante uma das principais feiras de petróleo e gás do Brasil. No final de setembro, foi a vez de um fórum sobre a reforma trabalhista reunir as duas instituições. “O evento fez tanto sucesso que o fundador da ONG, o Rubem César Fernandes falou comigo que era preciso replicá-lo na cidade do Rio. Então, firmou-se a parceria para que, entre outras iniciativas, fosse planejado um ciclo de palestras”, conta o coordenador regional do Viva Rio, Alexandre Fernandes.

Fernandes explica que a ONG historicamente se envolve com grandes temas e, hoje, entende a questão do emprego como fundamental no cenário nacional. Ele avalia que a crise tem impedido as empresas e as pessoas de se prepararem para as mudanças de paradigmas do trabalho, pois o foco está no imediato. “Falta a criação de políticas públicas que considerem as novas conjunturas e preparem o trabalhador para o futuro”, alerta.

O coordenador do Viva Rio cita como exemplo o debate da possível reforma da Previdência. Ele observa que o objetivo básico da proposta é o de aumentar o tempo mínimo de trabalho para uma pessoa se aposentar. “Porém, hoje, o mercado entende que, a partir dos 40 anos, já começa um processo de fim de carreira da pessoa. Não se vê processos de seleção para quem tem mais de 60 anos. Como essas pessoas se manterão no mercado se não vão conseguir se aposentar? São temas sensíveis como esse que precisam ser discutidos e serão apresentados nessa parceria”, destaca.

By | 2017-11-14T12:10:13+00:00 novembro 14th, 2017|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário