ABRHRJ

Instituição sem fins lucrativos, com objetivos de congregar profissionais de RH e disseminar o conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do país.

Missão

Nossa missão é disseminar o conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do país.

Endereço

Av. Presidente Vargas – 463/sala 1101 – Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP 20071-003. Fone:(21)2277-7750 Fax:(21)2277-7758

Início/Editorias/Mercado/Conselhos que valem ouro

Conselhos que valem ouro

O número de 14 milhões de pessoas fora do mercado assusta e o cenário se torna ainda pior quando se verifica que o tempo médio para conseguir um novo emprego tem sido de oito meses. Alcançar a recolocação é uma tarefa ainda mais árdua para quem permaneceu por um longo período em uma mesma empresa e não tem mais o hábito de redigir um currículo ou participar de uma entrevista. Buscar orientação que auxilie no desafio de recolocação torna-se, assim, uma necessidade para muitas pessoas. Em função desse cenário, a área de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) desenvolveu o RecolocaRH.

O projeto oferece suporte para quem busca recolocação no mercado, além de auxiliar empresas a minimizar os impactos causados pelos desligamentos.

“Esse momento de transição e recomeço não é uma etapa fácil. E conduzir isso sozinho torna o processo mais doloroso”, avalia a diretora da ABRH-RJ Patricia Pacheco.

A iniciativa é realizada no formato de workshop. Os participantes são auxiliados a traçarem um planejamento da sua carreira, com técnica, dicas e foco, e orientados quanto à melhor forma de atingir seus objetivos. Também é proposta a avaliação de alternativas, tais como empreender, tornar-se um profissional autônomo ou trabalhar com consultoria.

A primeira edição aconteceu no último dia 5 e reuniu 20 profissionais. O evento foi exclusivo para associados, incluindo empresas, que puderam indicar ex-funcionários para participar.

“O trabalho é feito em parceria com a Right Management. Enquanto a empresa participa com a sua expertise em orientação de transição de carreira, a ABRH-RJ desenha o melhor modelo para atender a demanda dos associados”, explica Patricia.

O primeiro workshop apresentou algumas surpresas para os organizadores. A expectativa inicial era de que os participantes fossem priorizar orientações como produção de um currículo adequado, dicas de comportamento em entrevistas ou o uso de canais de divulgação do perfil profissional.

“Porém, percebemos, na verdade, um grande interesse pelo apoio emocional para lidar com esse momento de transição, bem como por orientações de planejamento, isto é, como se organizar para enfrentar esse período e atingir o objetivo profissional traçado”, revela Patricia.

Próxima turma

O projeto prevê a promoção de uma edição por mês. A próxima será no dia 2 de agosto e já há participantes inscritos. Entretanto, as empresas associadas ainda podem enviar suas indicações de ex-funcionários, assim como os profissionais filiados podem se inscrever enviando um e-mail para o relacionamento@abrhrj.org.br.

By | 2017-07-19T11:25:31+00:00 julho 18th, 2017|Categories: Editorias, Mercado|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário