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Instituição sem fins lucrativos, com objetivos de congregar profissionais de RH e disseminar o conhecimento do mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do país.

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Como anda sua vida ? Corrida ? Certamente…

O estresse é um mecanismo fisiológico de sobrevivência sem o qual nem o homem nem os animais estariam hoje ainda no planeta. Reação natural do organismo perante situações de perigo ou ameaça, esse mecanismo cria um estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas – como aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da respiração e da pressão arterial – e emocionais.

Portanto, o estresse é uma reação biológica necessária para a adaptação, disparada pelo corpo humano desde nossos mais remotos ancestrais. Hoje em dia, não há mais feras da selva para enfrentar ou de quem fugir. Os problemas são outros. Mas o organismo continua a se preparar para lutar ou fugir quando se sente ameaçado por determinadas situações, chamadas de agentes estressores. Elas são muitas e variadas, mas o estresse sempre acontece em três fases: de alerta, de resistência e de exaustão.

A fase de alerta é a fase boa, quando há produção de adrenalina, aumento de cortisol, de energia e vigor para lidar com a situação estressante e para enfrentar suas consequências. Fisicamente, pode vir acompanhada de tensão ou dor muscular, azia, aumento súbito e passageiro da pressão arterial, agitação, ansiedade, aperto na mandíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta, entre outros sintomas. No entanto, quando a causa do estresse é superada, não ficam sequelas.

Se a causa persiste ou surgem novas situações indesejadas, pode-se entrar na fase de resistência, quando o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio e reage aos agentes estressantes. É quando costumam ocorrer, principalmente, problemas de memória e muito cansaço, além de mudança no apetite, problemas de pele, hipertensão arterial, gastrite, irritabilidade e diminuição do desejo sexual. Mas ainda é possível se esforçar, lidar com a situação e sair do processo de estresse.

O estresse torna-se um problema muito mais sério quando a pessoa não consegue se adaptar nem resistir e chega à fase de exaustão, que chamamos de estresse crônico, quando o organismo sofre um colapso gradual e podem surgir diversos comprometimentos físicos em forma de doença. As glândulas suprarrenais e outros órgãos começam a “exauri-se” , o organismo não consegue mais alcançar a homeostase (o equilíbrio). Alguns dos sintomas são insônia, hipertensão e problemas de pele prolongados, taquicardia, tontura, úlcera, diarreia, tiques nervosos, perda do apetite sexual e do senso de humor, apatia, cansaço excessivo, hipersensibilidade emotiva e até infarto.

Quais são os agentes estressores atualmente: poluição, exercício, falta de glicose, excesso de glicose, tabagismo, pressão no trabalho ou em cassa, hipóxia (altitude) . Um pouco de estresse é positivo, gera uma “desafio”  para as células”  deixando elas mais “fortes”, fazendo com que elas funcionem melhor e aumentando a longevidade. Esses estímulos geram uma adaptação positiva, mas quando chegam na fase crônica o estresse gera um distúrbio metabólico, acentuado hoje em dia pela falta de exercício e de uma alimentação inadequada. Doenças como diabetes, sobrepeso, doenças gastrointestinais, câncer de mama, hipertensão arterial são frequentes.

Então como podemos atenuar seus efeitos? Algumas atitudes e alguns cuidados simples, no entanto, podem ajudar a prevenir o estresse.

1 – Alimentação  – inclusão de alimentos antioxidantes: ácido lipoico, resveratrol, quercetina e sulfarafano, encontramos esses nutrientes no brócolis, no vinho (sem exagero claro), na uva, no espinafre, na cenoura, no tomate, na beterraba, nas ervilhas, na cebola, na maça, no óleo de peixe, no ginseng. Então procure incluí-los na sua alimentação diariamente.

2 – Exercícios aeróbicos regulares – pratique pelo menos 3 x na semana 30 min de exercício aeróbico e 2 x na semana de força.

3 – Exercícios de relaxamento – a pratica de meditação e yoga tem se mostrado um potente aliado nessa questão. Empresas aderem cada vez mais momentos de silêncio e meditação na rotina de trabalho.

4 – Sono adequado – Uma noite bem dormida é fundamental para repor a energia e não deixar acumular o cansaço. O ideal são 7 horas ininterruptas de sono por noite.

5 – Hobbies extras  – conseguir ter uma vida fora do trabalho é essencial , conseguir sair para dançar, assistir a um show, ir ao cinema e curtir a família devem fazer parte da rotina.

Ter o hábito de refletir sobre as situações do dia a dia, lidar com elas e, se for o caso, buscar mudanças, é muito importante. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença, experimente!

 

By | 2017-09-04T17:38:21+00:00 maio 16th, 2017|Categories: Bem estar nas empresas, Editorias|0 Comentários

Sobre o Autor:

“Esportes, floresta, mar, sol, alimentação, saúde, amigos, família, música, viagens. Nestas dez palavras estão os principais valores da minha vida”. Cynthia Howlett, é nutricionista com especialização em nutrição esportiva, atende no Rio de Janeiro, e vem desenvolvendo em parceria com a nutricionista e professora de educação física, Beatriz De Serpa, programas voltados para a longevidade através de uma orientação nutricional voltada para a saúde da mitocondria, chamado: MITO-VIE, associando uma alimentação equilibrada com exercícios físicos. Adepta de um estilo de vida saudável, o equilibrio é sua palavra chave. Procura sempre um atendimento personalizado e individualizado, que entenda as necessidades de cada pessoa. Comunicação e bem estar são pontos fundamentais na sua vida profissional, seja na TV ou no rádio. Trabalhou como jornalista no Sportv/Globosat, apresentando programas voltados para esportes e meio ambiente e no RJ-Tv, Rede Globo, apresentando quadros de comportamento e dicas culturais da cidade. Seus últimos trabalhos na televisão foram no canal GNT com programas voltados para saúde e bem estar como o "Alternativa Saúde" e o reality "Perdas e Ganhos". Na Paradiso FM apresentou o boletim de saúde "Vida Saudável", dando dicas diárias no radio sobre saúde. Atuante na questão ambiental, participa como conselheira, da Associação dos Amigos do Parque da Floresta da Tijuca, com objetivo de conservar a Mata Atlântica. Viaja pelo Brasil, ministrando palestras sobre qualidade de vida, orientando nas escolhas dos alimentos, na prática de atividades físicas, e dando dicas de como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na vida de cada um. Cynthia Howlett é franco brasileira fez seus estudos na escolar francesa Lycée Moliére no Rio de Janeiro, se formou em Direito (Puc-Rio), Jornalismo (UniverCidade) e Nutrição (Estácio de Sá), tem como hobby a corrida, a natação e a dança. E por último, e mais importante: é mãe do Rodrigo e da Manuela.

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