A Associação Brasileira de Recursos Humanos-RJ (ABRH-RJ) realizou no dia 27 de maio, às 16h, seu primeiro evento para crianças numa edição online do Cine-Fórum/RH na Prática.

O evento foi a  concretização de um sonho antigo dos diretores Débora Nascimento, Carlos Vitor Strougo e Myrna Brandão de realizar uma sessão infantil na ABRH.

Logo de imediato, sentimos o peso do desafio – principalmente por estarmos em plena Pandemia – mas com a confiança e o apoio da nossa corajosa Presidente da Diretoria Executiva da ABRH-RJ Lucia Madeira,  a colaboração do Henrique Lima (que participou das reuniões preparatórias e  foi também nosso anfitrião na plataforma Zoom) e da Meliscia Soares na equipe de divulgação,  o evento aconteceu em 27 de maio de 2020, com o filme “Divertida Mente”, de Pete Docter, conforme relato abaixo que dividimos com vocês.

O EVENTO:

 Débora Nascimento fez a abertura e,  após dar instruções sobre a dinâmica e interações,  passou a palavra para Lucia Madeira, que deu as Boas Vindas, falou sobre o evento e agradeceu a presença de todos.

Em seguida, Myrna Brandão explicou  a concepção do Cine Fórum, apresentou uma sinopse e outros dados do filme.

Carlos Vitor Strougo, discorrendo sobre a Prática, complementou lembrando que a animação “Divertida Mente” é um filme para crianças mas também para adultos.

Antes de iniciar a “conversa” com as crianças, foi exibida uma introdução de seis minutos que apresenta a protagonista, as emoções, as ilhas da personalidade e as memórias.

O filme não foi exibido. Conforme instruções prévias para os que se inscreveram, todos deveriam ver ou rever o filme antes.

E com o filme avivado na mente de todos, Débora Nascimento – que deu um show de moderação numa mescla de dramaturgia, psicologia e papo – iniciou o debate com as crianças.

 Mas antes, vale aqui uma pequena sinopse sobre o filme.

 “Divertida Mente” segue a vida de Riley desde o seu nascimento em Minnesota. Ela adora a cidade, a escola, seus amigos, os jogos que pratica e é uma garota feliz. Mas quando  completa 11 anos seus pais decidem mudar-se para São Francisco, o que deixa Riley arrasada e infeliz pela falta que sente de  sua antiga cidade, saudades da escola, dos amigos, dos jogos e de tudo que a fazia tão venturosa em Minnesota.

O filme é narrado por cinco emoções personificadas de Riley (alegria, tristeza, nojinho, medo e raiva);  pelas ilhas (família, amizade, hóquei, bobeira e  honestidade), o amigo imaginário Bing Bong e as memórias base e de longo prazo.

Na entrevista com o diretor do filme que Myrna teve oportunidade de participar (com Carlos, seu companheiro)  Docter contou que o  filme é inspirado em sua filha as cinco emoções foram escolhidas entre vinte e sete previamente selecionadas.

Como lembrou Carlos Vitor é um filme para crianças (para a simplicidade delas) e para adultos (para a complexidade deles) e, embora a mensagem final expresse um pedido – “Este filme é dedicado às crianças, por favor não cresçam” – a gente cresce.

 Voltando ao debate, as crianças  deram um show no que há de mais lindo no cinema.

Como dizia o  diretor Sergei Eisenstein, um dos maiores teóricos do que chamamos  Sétima arte:

“O filme só “acontece” quando sai da lata (na época do 35mm, era lata) e entra na cabeça dos espectadores”.

“Divertida Mente” (sucesso mundial de crítica e público, ganhador do Oscar e exibido em centenas de festivais mundo afora)  teve assim  mais uma sessão, desta vez na ABRH-RJ.

 Veja abaixo as crianças que estiveram presentes:

As crianças do Instituto Maria de Lourdes (Imadel – Guapimirim/RJ) –  acompanhados de Valéria Melo;

Ana Clara, 9 anos – acompanhada de Valéria Costa;

Arthur Oliveira, 8 anos – acompanhado de Bárbara Silva;

Laura Dias, 9 anos – acompanhada de Cintia Gama;

Caroline, 6 anos – acompanhada de Anlive Martinelli;

Miguel, 6 anos – acompanhado de Monica Lins Esteves

Duda Calmon, 6 anos – acompanhada de Aline Calmon;

Liz, 3 anos | Cléo, 6 anos – acompanhas de Elisabete Gomes;

Théo Mello, 7 anos – acompanhado de Cíntia Mello;

Lara Rychter, 5 anos – acompanhada de Karen Strougo;

Maria Fernanda – acompanhada de Débora Nascimento

Paula Filardi, 18 anos | Rafaela Filardi, 19 anos – acompanhadas de Renata Filardi.

Divulgaremos, em breve, a data da próxima edição!

Registros do evento Cine Fórum Kids/RH Na Prática, realizado no dia 27 de maio de 2020:

Depoimentos dos participantes do evento: