Em face da pandemia do Covid-19, a área de Saúde nunca teve tantas demandas como agora, exigindo uma modalidade de trabalho coletivo com múltiplas intervenções e interação dos seus agentes em diferentes especialidades.

São demandas que exigem conhecimento, experiência e agilidade para enfrentar os desafios surgidos e as necessárias ações para enfrentá-los.

A par disso, a área vem recebendo inúmeros reconhecimentos, todos eles justificadíssimos.  Entre muitos, lembramos o do comandante de um voo no espaço aéreo brasileiro, que, sem aviso prévio, leu o nome de 15 pessoas e pediu que ficassem de pé.  Eram profissionais da saúde selecionados para trabalhar em um dos epicentros da Pandemia no País.

“Essas pessoas são heróis anônimos, que trocaram a capa por jaleco e, assim como nos filmes, merecem nossas homenagens e os créditos por tanta dedicação” disse ele, sob aplausos dos passageiros e da tripulação.

São, de fato, merecidos aplausos para pessoas que, apesar de todos os riscos, celebra a essência humana com empenho e dedicação.

Como definiu o filósofo alemão Hans Jonas, os profissionais da saúde têm como matéria de seu ofício, um organismo vivo que não é um meio e sim um fim em si mesmo. Em suas mãos entregamos o que nos é mais caro, nossa própria vida.

Por todos esses motivos, é fundamental que eles sejam reverenciados, bem como seus conhecimentos e suas intervenções sejam respeitadas e objeto de confiança e crédito.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – RJ (ABRH-RJ), por sua vez, sempre antenada com a identificação dos novos cenários, com as transformações e com a imprevisibilidade deste complexo mundo atual, vem adotando ações que busquem minimizar e/ou superar este momento de crise da melhor forma possível.

Nesse sentido, realizará em 16 de setembro, a 3ª edição do Fórum de Saúde. O tradicional evento, que será realizado totalmente em formato digital, visa discutir os impactos da pandemia na saúde da empresa em relação aos aspectos financeiro, legal, preventivo e outros. Além disso, trará para debate temas como saúde mental nas empresas em momentos de crise, os impactos da pandemia nas operadoras e seguradoras, as soluções no setor de saúde, o suporte que novas tecnologias têm dado ao setor nesse novo cenário e muito mais.

Tratar da saúde dos colaboradores de maneira estratégica e com olhar humano foi um dos objetivos alcançados nas edições anteriores do Fórum e que a Associação busca trazer na pauta deste novo encontro.

Dessa forma, reforçamos o convite para o evento com a homenagem e agradecimentos da ABRH-RJ a esses valorosos profissionais.

Por Myrna Silveira Brandão

Sobre Myrna Brandão:

Jornalista, Administradora, Socióloga,  Crítica de cinema. Pós-graduada em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB). Diretora  da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RJ.

Como Administradora, trabalhou durante vários anos na Petrobras, na área de Gestão de  Pessoas, tendo sido responsável, entre outras, pelas áreas de Avaliação de Treinamento, de Tecnologia Educacional e  Benefícios.

Como Jornalista, faz  Coberturas de festivais de cinema internacionais e nacionais (Sundance, Berlim, Nova York, Roma, Europacine e outros).

Palestrante no Congresso RH-Rio – CONARH – ABTD – SEBRAE – Previ – ESPM – Capemisa –   Congresso Leste Fluminense – Petrobras –  ESARH – Banco do Brasil – Universidade Veiga de Almeida –  Arquivo Nacional – Associação Portuguesa de Gestores, em Lisboa.

Assina a Coluna “Filmes para uma Reflexão Corporativa”, na Revista Gestão & Negócios. Conselheira da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACC-RJ). Delegada da ACC-RJ nas Assembleias da FIPRESCI (Federação Internacional da Crítica Cinematográfica) desde 2001, em Saint Vincent (Piemonte), Viareggio, Taormina, Roma, Tunis e Bari. Proponente e coordenadora da restauração dos filmes Aviso aos Navegantes, Tudo Azul, Menino de Engenho, O País de São Saruê, O Homem que Virou Suco, A Hora da Estrela e Rico ri à toa.

Autora dos Livros:
“Leve Seu Gerente ao Cinema” (2004) – Editora Qualitymark
“Luz, Câmera, Gestão – A Arte do Cinema na Arte de Gerir Pessoas” (2006) – Editora Qualitymark
“Leve seus Alunos ao Cinema” (2008) – Editora Qualitymark
“O Cinema na Gestão de Pessoas (2013) Editora Qualitymark

Editora dos sites: www.mccinema.com.br e www.cpcb.org.br.