O longa “A Hora da Estrela”, dirigido pela cineasta Suzana Amaral e baseado no livro homônimo de Clarice Lispector, é um dos filmes mais importantes do Cinema Brasileiro.

Myrna Brandão, diretora cultural da ABRH-RJ e Presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB), escreveu no último domingo, dia 5 de julho, para o Jornal do Brasil (JB), um artigo sobre este clássico do cinema.

Para ler a matéria, clique aqui.

Sobre a autora:

Myrna Brandão

Jornalista, Administradora, Socióloga,  Crítica de cinema. Pós-graduada em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB). Diretora  da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RJ.

Como Administradora, trabalhou durante vários anos na Petrobras, na área de Gestão de  Pessoas, tendo sido responsável, entre outras, pelas áreas de Avaliação de Treinamento, de Tecnologia Educacional e  Benefícios.

Como Jornalista, faz  Coberturas de festivais de cinema internacionais e nacionais (Sundance, Berlim, Nova York, Roma, Europacine e outros).

Palestrante no Congresso RH-Rio – CONARH – ABTD – SEBRAE – Previ – ESPM – Capemisa –   Congresso Leste Fluminense – Petrobras –  ESARH – Banco do Brasil – Universidade Veiga de Almeida –  Arquivo Nacional – Associação Portuguesa de Gestores, em Lisboa.

Assina a Coluna “Filmes para uma Reflexão Corporativa”, na Revista Gestão & Negócios. Conselheira da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACC-RJ). Delegada da ACC-RJ nas Assembleias da FIPRESCI (Federação Internacional da Crítica Cinematográfica) desde 2001, em Saint Vincent (Piemonte), Viareggio, Taormina, Roma, Tunis e Bari. Proponente e coordenadora da restauração dos filmes Aviso aos Navegantes, Tudo Azul, Menino de Engenho, O País de São Saruê, O Homem que Virou Suco, A Hora da Estrela e Rico ri à toa.

Autora dos Livros:

“Leve Seu Gerente ao Cinema” (2004) – Editora Qualitymark
“Luz, Câmera, Gestão – A Arte do Cinema na Arte de Gerir Pessoas” (2006) – Editora Qualitymark
“Leve seus Alunos ao Cinema” (2008) – Editora Qualitymark
“O Cinema na Gestão de Pessoas (2013) Editora Qualitymark

Editora dos sites: www.mccinema.com.br e www.cpcb.org.br.